FIQUE POR DENTRO

A HISTÓRIA DO ALUMÍNIO

O primeiro registro de uso do alumínio foi a sete mil anos, quando na Pérsia os ceramistas já produziam seus vasos com um tipo de barro que continha em sua composição óxido de alumínio, hoje conhecido como alumina. Trinta séculos depois, egípcios e babilônicos utilizavam outra substância contendo alumínio para fabricar cosméticos e produtos medicinais.

A forma como conhecemos o metal atualmente ainda era desconhecida. E foi somente em 1.809 que Humphrey Davy obteve o que mais se aproximava do alumínio, ao fundir ferro na presença de alumina.

No ano de 1.821, a bauxita – minério mais comum de alumínio – foi descoberta por Pierre Berthier na França. E em 1.825 Hans Oersted – físico dinamarquês – foi o primeiro a isolar o elemento através da redução do cloreto de alumínio, conseguindo assim produzir pequenas quantidades do metal.

O processo químico inicial utilizado por Deville, foi substituído com sucesso pelo processo eletrolítico desenvolvido simultaneamente por Charles Martin Hall e Paul Louis Toussaint Heróult em 1.886. Esse processo ficou conhecido como Hall – Heróult e foi através dele que ouve o estabelecimento da indústria global do alumínio.

Metal leve, macio, resistente e de aspecto cinza prateado, o alumínio possui uma excelente resistência à corrosão e durabilidade. Apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, o alumínio é o metal mais jovem utilizado pela indústria. Isso porque, o metal puro não é encontrado naturalmente.

Hoje, os Estados Unidos e Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio. Mas, nenhum deles possui em seu território jazidas de bauxita e por isso, dependem exclusivamente de importação. O Brasil possui a terceira maior reserva de minério do mundo, localizada na região amazônica, atrás apenas da Austrália e Guiné. No Brasil, além da região amazônica o alumínio pode ser encontrado no sudeste do país, na região de Poços de Caldas (MG) e Cataguases (MG).


Alumínios Goiás LTDA

Aluminium - Alumínios Goiás LTDA

  • Av. Guaranis, Qd. 03, Lt. 01 - Jardim Eldorado - DAIAG - Aparecida de Goiânia / Goiás
  • Fone: +55 62 3283-4243 / Fax: +55 62 3283-6339